logo-black

Vídeo institucional

Clique e confira o vídeo institucional da ANCP

ancp em números

2.900.000

animais

1.900.000

pesos

1.900.000

PE

140.000

ultrassom de carcaça

32

DEPs

25

DEPs genômicas

28

sumários publicados

23

seminários

Seminário ANCP

project manager

Palavra do presidente

Prof. Raysildo Lôbo

" Queremos estar ainda mais próximos de nossos associados em 2018. Vamos promover mais palestras e workshops em várias cidades estratégicas em todo o Brasil. Além disso, acreditamos que o criador bem informado pode otimizar o uso das ferramentas de melhoramento, incrementando os ganhos genéticos de seu plantel. Por isso, uma de nossas missões é promover o conhecimento com informativos técnicos focados no correto uso das DEPs e na seleção "

DEPOIMENTOS DOS PARCEIROS


LINHA DO TEMPO

Toque nos quadros


1968

Prof. Dr. Warwick E. Kerr iniciou os trabalhos de melhoramento genético da Raça Nelore com os dados da Fazenda Bonsucesso, do criador Arnaldo Zancaner.

1969

Prof. Dr. Francisco Alberto M. Duarte assume a coordenação do Projeto de Seleção da Raça Nelore. Dr. Luiz A. F. Bezerra inicia sua carreira no Departamento de Genética.

1971

Neste ano, registramos o início da carreira do Prof. Dr. Raysildo Barbosa Lôbo na FMRP-USP, Departamento de Genética, em Ribeirão Preto/SP.

1976/1977

Publicação do Sumário de Touros do Estado de SP, financiado pela OEA, com participação de Fidelis Alves Neto, Francisco A. de Moura Duarte, Raysildo Lôbo e Luiz A. F. Bezerra.

1979

Realizado o primeiro teste de progênie Nelore, com 10 touros, entre eles Gim de Garça. Esse teste contou com apoio da Lagoa da Serra e do Banco do Brasil.

1988

Nasce o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), atual Nelore Brasil, a partir da colaboração de Cláudio Sabino Carvalho e Newton Camargo de Araújo.

1990

Criação da Fertilidade Real para avaliar a eficiência reprodutiva de fêmeas em gado de corte, característica de grande impacto econômico na pecuária.

1991

Até esse ano as Avaliações Genéticas realizadas pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores eram intra-rebanho, analisadas utilizando o modelo touro.

1992

Realizado um teste de touros jovens na Fazenda Arroz Sem Sal, do Grupo Camargo Correa, no pantanal mato-grossense, onde foram testados 20 touros.

1993

O Programa Nelore Brasil foi pioneiro na análise das avaliações genéticas utilizando Modelo Animal, gerando DEPs para efeito direto e materno.

1993

Realização de um experimento piloto com a Toledo do Brasil Indústria de Balanças, para desenvolvimento de software para colheita eletrônica de dados do PMGRN.

1994

Primeiro trabalho de Avaliação Econômica do PMGRN, com o objetivo de traduzir os valores genéticos em resultados econômicos financeiros dos rebanhos Cara Limpa.

1994

Pela primeira vez no Brasil foi realizada medição de ultrassonografia em 200 animais jovens da raça Nelore, participantes do PMGRN, pelo técnico Jaime Taroco.

1995

Publicada, em formato de sumário Impresso, a primeira Avaliação Genética de Touros, Matrizes e Animais Jovens do PMGRN, com DEPs para sete características.

1995

Criados o índice Mérito Genético Total (MGT), o Teste de Progênie Oficial da ANCP (Reprodução Programada) e o MERCO, sistema de escores visuais próprio do PMGRN.

1996

Fundada a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), entre outros motivos para atender às portarias do MAPA para registro e emissão do CEIP.

1996

Apresentação da DEP para Habilidade Materna (MP120 e 210) e inclusão no MGT; criação dos percentis, para facilitar a interpretação das DEPs pelos usuários.

1999

Programa Nelore Brasil torna-se o Programa Oficial da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), durante gestão do criador Carlos Viacava.

1999

Criado o Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá (PAGRG), atual Programa Guzerá Brasil, em parceria com a Associação de Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB).

1999

Foram incluídas as DEPs Idade ao Primeiro Parto (IPP), Período de Gestação (PG), Peso ao Nascer (PN), Peso da Vaca Adulta (PA) e Produtividade Acumulada (PAC).

2001

Criação da ANCPWeb. Dessa forma, a ANCP foi o primeiro programa de melhoramento do Brasil a disponibilizar as avaliações genéticas pela internet.

2003

Incluídas DEPs para Stayability (STAY) e para características quantitativas de carcaça (DAOL, DEG e DEGP8). Criação do SOAG (Sistema Otimizado de Acasalamento Genético).

2004

Publicação do 1º catálogo de touros da Reprodução Programada. Lançamento do software CENSUS para coleta de dados na fazenda e emissão de relatórios gerenciais.

2005

ANCP recebeu a certificação NBR ISO 9001:2000 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Foi a primeira empresa da área com essa certificação.

2006

Lançamento da DEP para Probabilidade de Parto Precoce (D3P). Lançamento do Sistema de Avaliação Morfológica (SAM), substituindo o sistema MERCO.

2007

Lançamento da ANCPNet, sistema de gerenciamento on-line de recursos genéticos, substituindo o ANCPWeb. Lançamento do PAG - Qualidade Genética, substituindo o SOAG.

2008

Lançamento das DEPs DED, DPD, DMD, DES, DPS, DMS e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Tabapuã (PMGRT). Mudança no MGT para a composição atual.

2010

Primeiro sumário impresso com as 4 raças. Criação da Certificação Global G: G1 (Qualidade da Informação), G2 (Melhoramento Genético) e G3 (Sustentabilidade Genética).

2011

Inclusão da informação de desempenho dos animais de FIV/TE na avaliação genética da raça Nelore, em caráter experimental, apresentado no Sumário de Agosto.

2011

Parceria com a Pfizer Saúde Animal nos Marcadores Moleculares Clarifide e lançamento das DEPs-AG (DEPs Auxiliadas pela Genômica) para a Raça Nelore.

2013

Lançamento das DEPs de Marmoreio, Peso da Carcaça Quente e Peso da Porção Comestível para a raça Nelore. Mudança no MGT da raça Tabapuã (características de fertilidade).

2014

Lançamento das DEPs Genômicas Nelore com o uso dos marcadores moleculares Clarifide 2.0 (Zoetis). Criação da marca a fogo CEIP ANCP e marcação do primeiro animal.

2017

Lançamento da DEP para Maciez da Carne, em parceria com Embrapa Cerrados, e das DEPs para Consumo Alimentar Residual (DCAR) e de Ingestão de Matéria Seca (DIMS).



APOIO

  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean
  • 3docean