Seminário ANCP: Roberto Sainz falará da importância do frame para seleção de animais eficazes
Sexta, 13 de abr de 2018


O 24º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que comemorará os 30 anos do Programa Nelore Brasil, da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), acontecerá no dia 11 de maio e apresentará inovações tecnológicas para o setor de melhoramento genético de bovinos de corte.

Roberto Sainz, professor do Departamento de Ciência Animal da Universidade da Califórnia (UCDavis – Estados Unidos), apresentará a palestra “Frame: importância para seleção de animais eficazes”.

Sainz explica que o Frame Score de um bovino é um indicador de seu peso à maturidade, que está relacionado com vários aspectos da produtividade, eficiência, e qualidade do animal, incluindo a sua precocidade, tanto sexual quanto de terminação, a velocidade do crescimento, a qualidade da carcaça, e a eficiência do sistema de produção como um todo.

O pesquisador destaca ainda que, nos Estados Unidos, o Frame Score funciona com eficácia para as raças taurinas do país, sendo determinado de acordo com as normas do Beef Improvement Federation (BIF).

“Neste trabalho, apresentamos, pela primeira vez, um sistema de Frame Score elaborado especificamente para as raças zebuínas, em particular a raça Nelore. Assim, o criador brasileiro tem uma ferramenta nova e prática para avaliar e descrever os seus animais, contribuindo para o melhoramento contínuo da pecuária brasileira”, destaca o pesquisador.

O evento será realizado a partir das 8h no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Centro de Cana, em Ribeirão Preto (SP). Informações e inscrições: www.ancp.org.br/ancp30anos.