Seminário ANCP: Roberta Gestal de Siqueira contará como a precocidade sexual se tornou realidade no Brasil
Segunda, 16 de abr de 2018


O 24º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que comemorará os 30 anos do Programa Nelore Brasil, da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), acontecerá no dia 11 de maio e apresentará inovações tecnológicas para o setor de melhoramento genético de bovinos de corte.

Roberta Gestal de Siqueira, zootecnista e mestre em Genética e Melhoramento Animal, da Melhora + Consultoria Genética e Alta Genetics, apresentará em sua palestra o tema “Precocidade sexual: Do mito à realidade”.

Atuando diretamente com variabilidade genética na raça Nelore, a pesquisadora se recorda de quando iniciou, ao lado de um grupo de pesquisadores, as normas para o desenvolvimento da precocidade sexual bovina, em 1998, no Rancho da Matinha. Naquele ano, ela conta, o tema ainda era tido como um mito.

“As pessoas achavam que estávamos doidos. Por isso que o tema da minha apresentação será ‘do mito à realidade’. Aquilo que era uma ficção, um sonho, tornou-se realidade. Hoje temos, não só rebanho sexualmente precoce, mas também material genético disponível para comercialização em todas as centrais de inseminação do Brasil. É isso que vou abordar durante a palestra, com muita paixão”.

O evento será realizado a partir das 8h no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) Centro de Cana, em Ribeirão Preto (SP). Informações e inscrições: www.ancp.org.br/ancp30anos.