Ultrassonografia de carcaça


O uso da ultrassonografia de carcaça otimizou a seleção para rendimento e acabamento de carcaça, com reflexos positivos para a indústria frigorífica e consequentemente maior valorização dos animais melhoradores para estas características, além da alta correlação entre precocidade de acabamento de carcaça e precocidade sexual. As evoluções em rendimento e acabamento, assim como o marmoreio favorecem a lucratividade do rebanho através da conquista de novos mercados para qualidade de carne e ganhos em produtividade.

A parceria da ANCP com a AVAL – Serviços Tecnológicos firmada no ano de 2003, resultou no maior e mais consistente banco de dados de avaliações de carcaça de animais zebuínos do Brasil.

Os técnicos credenciados pela UGC (Ultrasound Guidelines Council) mensuram Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea entre a 12a e a 13a Costelas (EG), Espessura de Gordura Subcutânea Medida na Garupa (EGP8) e Marmoreio (MAR). As mensurações são enviadas para laboratórios parceiros da ANCP onde são analisados e finalmente processados na ANCPNet.

A ANCP é responsável pela publicação das DEPs de Área de Olho de Lombo (AOL), Acabamento de Carcaça (ACAB), Marmoreio (MAR), Peso da Carcaça Quente (PCQ) e Peso da Porção Comestível (PPC).

Relação de Técnicos Credenciados pela UGC/ATUBRA (clique aqui)