• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


28º Seminário da ANCP: “Novas ferramentas genéticas para auxiliar na seleção de precocidade sexual do rebanho”


Em sua palestra no 28º Seminário da ANCP, o pesquisador sênior Fernando Baldi falará sobre as “Novas ferramentas genéticas para auxiliar na seleção de precocidade sexual do rebanho”, destacando a nova DEP para Facilidade de Parto de Primíparas como solução para contribuir na seleção para precocidade sexual em raças zebuínas. À frente das pesquisas para o desenvolvimento da nova ferramenta desde 2018, Baldi ressaltará seus benefícios para o criador e o rebanho.

O pesquisador explica que, apesar da melhoria genética da precocidade sexual de fêmeas em rebanhos zebuínos, a incidência de problemas de parto aumentou nos últimos anos, provavelmente devido ao maior peso ao nascimento das progênies e à menor idade ao primeiro parto das novilhas sexualmente precoces, como consequência da seleção para maiores taxas de crescimento e precocidade sexual.

Segundo ele, a maioria das raças zebuínas são reconhecidas por uma baixa frequência de problemas de parto (distocia), mas sua incidência aumentou na raça Nelore, podendo chegar a 20% de partos assistidos em alguns rebanhos. “Geralmente, uma menor facilidade de parto (FP) está associada a maiores pesos ao nascer, pois os bezerros com alto peso ao nascer são mais suscetíveis à distocia que os bezerros com peso ao nascer baixo ou moderado”, destaca Baldi.

“O uso do peso ao nascer do bezerro para indicar dificuldade no parto em novilhas sexualmente precoces compreende até hoje estratégias de seleção e acasalamento que adotam DEPs moderadas a baixas para o peso ao nascer”, explica o pesquisador, ressaltando que os estudos têm corroborado uma associação genética de moderada a alta entre o peso ao nascer e os problemas ao parto.

Desde 2018, a equipe de pesquisa da ANCP, com a colaboração de criadores associados que forneceram dados fenotípicos de FP, vem trabalhando no desenvolvimento de uma DEP para Facilidade de Parto em novilhas precoces da raça Nelore. Com um volume de dados de quase 40.000 registros de FP e mais de 300 mil animais genotipados, classificando os partos como normais sem assistência ou partos anormais com assistência, a entidade apresentará a nova DEP durante a programação do seminário.

Estudos preliminares mostram que a nova ferramenta será particularmente útil em situações de animais com DEP para peso ao nascer maior que 1 kg. “A DEP Direta para Facilidade de Parto de Primíparas (DFPP) e a DEP Maternal (MFPP) deverão ser utilizadas de forma complementar junto com a DEP para peso ao nascer na hora de realizar a seleção e o acasalamento dos animais, utilizando os filtros genéticos que oferece o programa de acasalamentos MaxPag da ANCP”, finaliza Baldi.

A ANCP é mais uma vez pioneira no lançamento de novas tecnologias para seus associados e para o mercado, estando na vanguarda da inovação em prol de uma pecuária mais produtiva, eficiente e sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Translate »