• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


II LeiloShopping Embrapa Cerrados apresentou touros jovens avaliados pela ANCP


Liquidez total no II Leiloshopping, promovido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu), no último dia 31 de agosto, em Santo Antônio de Goiás (GO). O leilão comercializou 70 touros jovens das raças Nelore, Brahman, Tabapuã e Guzerá, ao preço médio de R$ 11.401,00, todos com avaliação genômica realizada pela ANCP.

Os reprodutores, provenientes de rebanhos do Brasil Central, integram um grupo de animais que passou pelo Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ), entre junho de 2018 e maio de 2019 e que abrange avaliações do ganho de peso a pasto e do desempenho de características de crescimento, de fertilidade e de composição de carcaça, sendo suplementados com mineralização energética e proteica, de acordo com a categoria animal e época do ano.

Além do TDTJ, os reprodutores de destaque pelos seus desempenhos foram submetidos ainda à prova de eficiência alimentar, entre junho e agosto de 2019, no Centro de Desempenho Animal do Núcleo Regional da Embrapa Cerrados. O local conta com moderna estrutura de avaliação, com cochos eletrônicos e pesagem; e medição de ganho de peso e do consumo individualizado de água e de alimentos pelos animais.

A ANCP também tem papel importante nestes resultados, uma vez que é a responsável pela aplicação da avaliação genômica nos animais. Cada touro jovem é genotipado com marcadores moleculares capazes de associar o DNA à características economicamente importantes, como ganho em peso, rendimento e tempo de engorda. Isso aumenta o índice de precisão nas informações e estimativas para a seleção dos melhores reprodutores.

Nesta segunda edição do Leiloshopping, quatro touros foram contratados por centrais de inseminação.  É uma grande oportunidade para que produtores rurais tenham acesso a reprodutores certificados e avaliados geneticamente que permitam melhorar os rebanhos destinados à pecuária de corte.

Imagens: Sebastião Araújo

Translate »