• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


MGTe (Mérito Genético Total Econômico)

O Índice Bioeconômico, batizado de MGTe (Mérito Genético Total Econômico), foi desenvolvido utilizando as informações de indicadores econômicos e produtivos para compor as estimativas de custos, receitas e lucros de uma propriedade de pecuária de corte comercial de ciclo completo (cria, recria e engorda), localizada no Brasil Central e, desta forma, avaliar a importância econômica de cada uma das características através de seus valores econômicos. Estes valores são definidos como a variação do lucro da propriedade, como consequência da variação de uma característica em uma unidade.

 

 

 

Índices Bioeconômicos específicos a sistemas de produção

 

Para atender aos mais diferentes sistemas de produção a equipe de pesquisadores da ANCP desenvolveu quatro índices bioeconômicos voltados exclusivamente para objetivos de seleção específicos. Esses índices não vêm para substituir o tradicional MGTe, mas sim considerar outras opções produtivas. O objetivo é diversificar, valorizar e auxiliar os criadores tanto na compra quanto na oferta de reprodutores.

 

MGTe_CR: índice voltado à sistemas de produção que priorizam a Cria. Um índice desenvolvido pensando na seleção de fêmeas e otimização da desmama.

 

MGTe_RE: índice direcionado a sistemas de Recria e Engorda com terminação a Pasto. Esse sistema de produção, muito utilizado no Brasil, necessita que se priorize peso e carcaça.

 

MGTe_CO: voltado a sistemas de Recria e Engorda com terminação em Confinamento. Um índice criado pensando em animais que recebem pequena bonificação em gordura e por isso leva uma ponderação muito forte para características de carcaça.

 

MGTe_F1: para sistemas de Recria e Engorda de animais Cruzados com terminação em Confinamento. Um índice desenvolvido visando animais cruzados, filhos de vacas Nelore, que recebem maior bonificação para gordura e maior peso de abate e carcaça.

 

Os índices são calculados a partir das seguintes características e ponderações:

 

 

 

Voltar para a lista de Conceitos Básicos

Translate »