• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Tipos de DEPs

DEP de pedigree: é calculada a partir da genealogia do animal. A acurácia é baixa, pois ainda não foi considerado o desempenho do próprio animal e de suas progênies, e a DEP pode sofrer alterações com a inclusão dessas informações. Animais jovens sem desempenho fenotípico e animais FIV ou TE sem progênies têm as DEPs calculadas pelo pedigree.

 

DEP interina: calculada pelas informações de genealogia e desempenho do animal. A acurácia é baixa e a DEP pode ser alterada com o acréscimo de informações das progênies deste animal. Possuem DEP interina animais jovens com desempenho dentro do grupo de contemporâneos.

 

DEP de progênie: é calculada com as informações de genealogia, desempenho do animal e de suas progênies. Quanto maior o número de progênies avaliadas e mais ampla a distribuição em diferentes grupos de contemporâneos e de rebanhos, maior a acurácia desta estimativa.

 

DEP Genômica (DEPG): É a DEP calculada com informações de pedigree, desempenho próprio e de progênies, acrescida dos valores moleculares. A interpretação é igual a da DEP tradicional com as vantagens de aumentar a acurácia dos animais jovens, diminuir o intervalo de gerações e os custos do teste de progênie.

 

Voltar para a lista de Conceitos Básicos

Translate »