• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Programa Nelore

Programa Nelore Brasil

 

 

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) teve início em abril de 1988, com a primeira reunião entre pesquisadores da USP de Ribeirão Preto e os criadores Cláudio Sabino Carvalho e Newton Camargo de Araújo, interessados em colocar a disposição dos pesquisadores da USP dados de seus rebanhos, para que fossem desenvolvidas pesquisas com DEPs e melhoramento genético animal.

 

No ano de 2003, o PMGRN passou a se chamar Programa Nelore Brasil.

 

O Programa Nelore Brasil foi pioneiro na utilização do Modelo Animal nas Avaliações Genéticas, gerando DEPs para efeito direto e materno no ano de 1993.

 

A primeira Avaliação Genética de Touros, Matrizes e Animais Jovens foi publicada, em formato de Sumário, no ano de 1995 com 7 características, sendo 6 de crescimento e 1 de fertilidade, utilizando dados de 27 rebanhos.

 

No ano de 1999, a ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), durante a gestão do criador Carlos Viacava, adotou o PMGRN como Programa Oficial, em reconhecimento à sua importância na pecuária nacional.

 

A partir de 2011, o Programa Nelore Brasil disponibilizou as DEPs Genômicas, através da incorporação dos marcadores moleculares em parceria com a Zoetis, sendo o primeiro programa no Brasil a utilizar dados moleculares na Avaliação Genética de Características Produtivas.

 

Desde 2016, o Programa Nelore Brasil utiliza o índice bioeconômico, de nome Mérito Genético Total Econômico (MGTe), e foi o programa pioneiro no país em utilizar um índice econômico de seleção.

 

Hoje, são disponibilizadas DEPs para 33 características (vide Conceitos Básicos – Características Avaliadas) e o índice MGTe para a raça, utilizando dados de centenas de rebanhos.

Translate »