• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: Alexandre Berndt, da Embrapa, falará sobre práticas inovadoras para a sustentabilidade da pecuária


O 25º Seminário da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), que será realizado no dia 10 de maio, em Ribeirão Preto (SP), irá compartilhar o trabalho produzido pelos pesquisadores e criadores em prol da evolução da pecuária de corte brasileira e apresentar as novidades tecnológicas do setor.

Estudos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e instituições parceiras demonstram que os bovinos, vistos de forma isolada, possuem papel relevante na emissão de gases de efeito estufa no Brasil. No entanto, é preciso avaliar os sistemas de produção como um todo, pois o sequestro de carbono é igualmente relevante nesse tema.

Para discutir o assunto, o Seminário contará com a presença de Alexandre Berndt, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), que trará informações importantes dentro da palestra “Práticas Inovadoras para a Sustentabilidade da Pecuária”.

Para Berndt, é possível produzir carne e leite em pastagens tropicais e ainda mitigar emissões de gases de efeito estufa. Ele explica que os resultados das pesquisas indicam que sistemas pecuários bem manejados podem ter saldo positivo de carbono, ou seja, absorver maior quantidade do gás do que é capaz de gerar e assim obter créditos de carbono.

“Entre as recomendações dos pesquisadores está a recuperação e o manejo intensivo das pastagens, adotando-se boas práticas pecuárias no uso de insumos. Em pastos manejados corretamente, é possível sequestrar mais de três toneladas de gás carbônico por hectare ao ano e ainda aumentar a matéria orgânica no solo, melhorando a fertilidade e a qualidade da forrageira”, destaca o pesquisador.

Segundo ele, o manejo nutricional da criação, com uso de grãos e alimentos concentrados na dieta e processamento adequado das forragens conservadas é mais um fator que contribui para a redução dos gases-estufa. A produção do metano entérico dos bovinos depende da quantidade e qualidade do alimento ingerido e grau de digestibilidade, além do tipo de animal e condições de criação.

“O alto desempenho do sistema de produção favorece a redução da emissão pelo gado e o melhoramento genético tem papel fundamental nesse processo, pois um sistema de produção eficiente só tem sentido utilizando-se animais de genética superior”, conclui Berndt.

O seminário será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999. Voltado a pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil, o encontro também visa compartilhar o trabalho produzido por pesquisadores e criadores brasileiros.

Mais informações e inscrições gratuitas podem ser obtidas pelo site www.ancp.org.br/seminario, pelo e-mail transf.tecnologia@ancp.org.br ou pelo telefone (16) 3877-3260.

Translate »