• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: Fernando Baldi destacará avaliações genômicas em rebanhos comerciais


Chegando à sua 25ª edição, o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP, que será realizado em Ribeirão Preto (SP), no dia 10 de maio, apresentará as inovações, ciência e tecnologia do melhoramento genético de bovinos e ainda promoverá a discussão entre pecuaristas, pesquisadores, técnicos e empresas do setor de genética.

Assim como o melhoramento genético, os estudos sobre a avaliação genômica também avançaram nos últimos anos. Para falar sobre o assunto, o Prof. Dr. Fernando Baldi, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal (SP), e diretor e pesquisador da ANCP, apresentará a palestra “Avaliação Genômica em Rebanhos Comerciais: Avanços, Lições e Oportunidades”.

Baldi lembra que, em 2014, o programa Nelore Brasil foi pioneiro na implementação de avaliações genômicas em raças zebuínas de corte no Brasil, utilizando o método de dois passos com o uso de valores moleculares preditos em parceria com a Zoetis.

Desde 2017, o método de passo único genômico BLUP (ssGBLUP) vem sendo utilizado para a predição de DEPs genômicas para maciez da carne e características associadas com eficiência alimentar na raça Nelore.

Para o pesquisador, a implementação do método de passo único genômico abre uma grande oportunidade para a avaliação genômica de rebanhos comerciais. “Neste sentido, estamos trabalhando há mais de dois anos em um projeto financiado pela Fapesp, intitulado “Avaliação Genômica em Populações Comerciais de Bovinos de Corte utilizando dados reais e simulados”, explica.

O objetivo é avaliar o impacto da aplicação de informações genômicas em situações de incerteza de paternidade e diferentes estratégias de genotipagem sobre as avaliações genéticas em rebanhos de bovinos de corte utilizando dados reais e simulados.

“Durante o Seminário, apresentaremos os resultados preliminares deste projeto, onde mostraremos que a informação genômica permite viabilizar a avaliação genética de rebanhos comerciais com escassa ou nula informação de parentesco”, destaca Baldi.

Conjuntamente, foram realizadas atualizações dos componentes de variâncias que são utilizados nas avaliações genômicas, alterações nas definições dos grupos de contemporâneos, assim como uma atualização na modelagem de características categóricas, como stayability (STAY) e probabilidade de parto precoce (3P).

“Todas estas ações e modificações realizadas para as raças Nelore, Brahman, Guzerá e Tabapuã, visam fornecer uma avaliação genética mais confiável e robusta, e que permita alavancar o melhoramento genético e produtividade das raças zebuínas de corte no país. Também vamos apresentar os resultados que demonstram a mudança positiva nas avaliações como consequência destas mudanças”, conclui.

O seminário será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999. Voltado a pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil, o encontro também visa compartilhar o trabalho produzido por pesquisadores e criadores brasileiros.

Mais informações e inscrições gratuitas podem ser obtidas pelo site www.ancp.org.br/seminario, pelo e-mail transf.tecnologia@ancp.org.br ou pelo telefone (16) 3877-3260.

Translate »