• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: José Bento Sterman Ferraz destacará DEPs Genômicas nos 20 anos de melhoramento genético da raça Guzerá


No dia 10 de maio, Ribeirão Preto (SP) sediará o tradicional Seminário da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), que apresentará inovações, ciência e tecnologia do melhoramento genético de bovinos, além de compartilhar o trabalho produzido pelos pesquisadores e criadores em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.

Um dos principais destaques do evento será a comemoração dos 20 anos de avaliação da raça Guzerá pela ANCP. Para falar sobre esse assunto, o professor de Genética e Melhoramento Animal da USP-Pirassununga, José Bento Sterman Ferraz, apresentará palestra com o tema “Guzerá 20 anos: DEPs Genômicas”.

Segundo o pesquisador, apesar de ser considerada uma raça de duplo propósito, existem criadores associados da ANCP,  que há mais de 50 anos selecionam animais dessa raça para corte, com resultados muito expressivos. Com a orientação do Prof. Dr. Roberto D. Sainz (University of California, Davis) e de Yuri Farjalla, da Aval Serviços Tecnológicos, alguns  rebanhos da raça passaram a ser avaliados, há muitos anos, para composição de carcaça com o uso de ultrassonografia.

Com a evolução desse trabalho, foram implantadas provas de eficiência alimentar, em baias individuais e, a partir de 2018, em equipamento eletrônico, que propiciaram um grande conhecimento dos rebanhos quanto a essas importantes características, ligadas ao custo de produção.

A equipe do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Melhoramento Animal, Biotecnologia e Transgenia da USP passou a integrar esse time há mais de três anos, contribuindo com a genotipagem de animais Guzerá de 25 provas de eficiência alimentar, visando conhecer as associações entre os marcadores de DNA do tipo SNP com as características ligadas à eficiência alimentar da raça.

“Em 2018, incorporamos esses dados ao banco da ANCP, que os utilizou para predizer as DEPs genômicas de animais dessa raça, aproveitando os benefícios que a genômica traz para as avaliações genéticas, mais especificamente por considerar não somente a matriz de parentesco, mas ajustar essa aos genes idênticos por descendência e aos idênticos em estado, gerando as matrizes G (de parentesco genômico) e a mais moderna e eficiente para ponderar o parentesco entre indivíduos, a matriz H”, destaca o professor.

Os maiores impactos da utilização dessa técnica são uma melhor predição do valor genético aditivo, expresso em DEP, e, principalmente, o forte aumento da acurácia dessas predições, que podem chegar, para animais jovens que ainda não se reproduziram, a níveis tão altos como 65% ou 70%, semelhantes a touros que tenham 20 ou mais filhos. Isso garante que possam ser selecionados touros jovens que venham a apresentar os resultados preditos pelas DEPs, com maior segurança.

O seminário será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999. Voltado a pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil, o encontro também visa compartilhar o trabalho produzido por pesquisadores e criadores brasileiros.

Mais informações e inscrições gratuitas podem ser obtidas pelo site www.ancp.org.br/seminario, pelo e-mail transf.tecnologia@ancp.org.br ou pelo telefone (16) 3877-3260.

Translate »