• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: Luciano Ribeiro falará sobre a evolução e os desafios da eficiência alimentar


O 25º Seminário da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), que será realizado no dia 10 de maio, em Ribeirão Preto (SP), irá compartilhar o trabalho produzido pelos pesquisadores e criadores em prol da evolução da pecuária de corte brasileira e apresentar as novidades tecnológicas do setor.

O melhoramento genético é indispensável para uma pecuária de sucesso, com altos índices de fertilidade, ciclo curto de produção, eficiência alimentar, carcaças padronizadas, carne de qualidade e lucratividade para o criador. Para falar dessa tecnologia, Luciano Ribeiro, titular do Rancho da Matinha, um dos primeiros associados a utilizar o programa de melhoramento da ANCP, irá apresentar palestra com o tema “Eficiência Alimentar: Evolução e Desafios”.

O pecuarista explica que até pouco tempo atrás a pecuária de produção só se preocupava em medir o desempenho produtivo, não se importando em medir os insumos gastos para produzir. Se a vaca produzia mais leite, ou o boi ganhava mais peso, eram logo considerados os melhores.

Entretanto, continua Luciano, os custos de produção foram aumentando muito mais que as receitas e estudos mostraram que 70% dos custos para produção de carne eram gastos com alimentação. Paralelamente, pesquisas apontavam haver variabilidade e herdabilidade, o que indicava boas possibilidades de seleção.

“Pressionado pelos altos custos de produção, o mundo desenvolvido, nos últimos 15 anos, passou a dar prioridade para a eficiência alimentar. No Brasil, um número crescente de criadores tem despertado para a importância econômica da eficiência alimentar. No entanto, a complexidade técnica na realização e interpretação dos testes tende a ser o maior obstáculo a ser enfrentado por criadores brasileiros”, conclui.

O seminário, voltado a pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil, será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999.

Mais informações e inscrições gratuitas podem ser obtidas pelo site www.ancp.org.br/seminario, pelo e-mail transf.tecnologia@ancp.org.br ou pelo telefone (16) 3877-3260.

 

Translate »