Histórico

            A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) foi criada em abril de 1996. Um marco histórico para a pecuária nacional por aglutinar criadores e pesquisadores com o objetivo de desenvolver um programa delineado de Melhoramento Genético para a Raça Nelore. Outra finalidade foi atender às portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que tratam do registro e emissão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP).
            A história do Melhoramento Genético no Estado de São Paulo nasceu em 1968, pelas mãos do Professor Warwick Estevam Kerr, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP e do Criador Dr. Arnaldo Zancaner, iniciando um projeto de seleção na Raça Nelore, na Fazenda Bonsucesso, em Guararapes-SP.
            Em 1969, a coordenação passou para o Prof. Francisco Alberto de Moura Duarte, ampliando sua atuação com a criação, em 1972, do Setor de Genética, Melhoramento Animal e Computação (GEMAC), com pesquisas em bovinos no Departamento de Genética. Em 1969, cabe destacar o início das atividades de Luiz A. F. Bezerra no Departamento e, em 1988, o Prof. Raysildo Barbosa Lôbo assumiu a coordenação das pesquisas em gado de corte, especialmente com a raça Nelore.
            As fazendas pioneiras no Programa foram: Fazenda Bonsucesso em Guararapes (SP), Fazenda Santa Marta em Naviraí (MS), Chácara Naviraí em Uberaba (MG) e Fazenda Europa em Uberaba (MG).
            Assim, a ANCP cresceu e até o ano de 1992, onde os criadores recebiam as  Avaliações Genéticas dos animais em uma base intra-rebanho, mediante a teoria dos modelos mistos, sob modelo de touro, com propriedades BLUP (Melhor Preditor Linear Não Viesado). Em 1992, a equipe técnica do GEMAC passou a usar o modelo animal em pesquisa e produziu, em 1993, DEPs para efeitos direto e materno por modelo animal.
            Em 1995, foi publicada a primeira Avaliação Genética de Touros, Matrizes e Animais Jovens do PMGRN, com DEPs para 6 características de crescimento e fertilidade (perímetro escrotal), para 12.625 animais com pesos padronizados aos 120 dias de idade, de 27 fazendas distribuídas em 5 estados. A matriz de parentesco foi da ordem de 31.984 animais.
            Em novembro de 1999 iniciou-se o Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá (PAGRG), coordenado pelo professor Raysildo Barbosa Lôbo. Neste mesmo ano a ANCP passou a ser o Programa Oficial da ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil), em reconhecimento à sua importância no cenário nacional.
            Em fevereiro de 2001 nasceu o Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman (PMGRB), em reunião realizada em Goiânia, com o objetivo de promover o melhoramento da raça, com vistas à maior produtividade.
            A partir do Sumário Nelore 2003 foram incluídas as DEPs para Stayability e para as características de carcaça. Em 2005 a ANCP inicia uma nova etapa em sua área de atuação, desenvolvendo Indicadores de Desempenho e Melhoria Contínua dos Processos por meio da Certificação NBR ISO 9001:2000.
            No ano de 2006 consolida-se o Programa ANCP de Precocidade Sexual, com o lançamento da D3P (DEP para Probabilidade de Prenhez Precoce).