• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: Tiago Albertini e Minos Carvalho, da Startup @Tech, avaliarão potencial lucrativo do genoma com o aplicativo BeefTrader


Evento anualmente aguardado por toda a cadeia produtiva da carne brasileira, o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP coloca em pauta as inovações, ciência e tecnologia do melhoramento genético de bovinos e promove a discussão entre pecuaristas, pesquisadores, técnicos e empresas do setor de genética.

O evento, que chega à sua 25ª edição, contará com discussões em plenário e palestras, entre elas “É possível avaliar na palma da mão o potencial lucrativo do genoma com o BeefTrader?”, que será apresentada pela dupla Tiago Albertini e Minos Carvalho, da Startup @Tech Inovações Tecnológicas para a Agropecuária S/A, responsável pela criação da plataforma de inteligência de monitoramento e negociação de bovinos de corte com uma forte capacidade preditiva.

“No seminário, iremos passar um pouco de nossa visão, experiências e nova vivência na área, bem como esperamos contar com a rica contribuição do seleto público presente, para debater essas novas ideias e continuarmos evoluindo nesta plataforma prática, que rodará na palma da mão do pecuarista para poder tomar suas decisões de forma mais ágil e sustentável”, explica Albertini.

Segundo o pesquisador e CEO da empresa de tecnologia, o projeto foi inicialmente fomentado pela FAPESP e hoje conta com prêmios nacionais, internacionais e investidores do setor, bem como empresas de alta tecnologia. Diversas publicações científicas da solução BeefTrader comprovam o poder de maximizar a lucratividade pelo estabelecimento do Ponto Ótimo de Negociação (PON) entre produtores e frigoríficos, onde o link entre ambos é a informação diária, em tempo real, de cada indivíduo negociado.

O PON é identificado usando algoritmos de crescimento do animal e seus tecidos, métricas econométricas, modelos preditivos, algoritmos de programação matemática, aprendizagem de máquina e visão computacional que auxiliam o pecuarista a tomar a decisão de vender maximizando o lucro de sua operação. “E tudo isto é feito de forma simples pelo primeiro aplicativo do mundo capaz de enxergar a performance animal e econômica dentro da fazenda e na fronteira da indústria, o que o faz uma ferramenta disruptiva e altamente inovadora”, destaca.

O pesquisador ressalta que o fenótipo que permite calcular o PON, que é o Valor Marginal Líquido (diário), não é um índice econômico, como os que são usados pelos atuais programas de melhoramento genético, mas de fato um valor econômico líquido, se aproximando muito da lucratividade diária de cada indivíduo. Segundo ele, quanto mais informações e mais tempo coletando informação de peso, imagem e mercado, mais precisa e acurada é a estimativa da lucratividade, que também pode consumir informações post-mortem dos mesmos animais avaliados in vivo, processo executado por sua empresa.

Albertini lembra que, inicialmente, a plataforma foi desenhada (inclusive sendo acessível economicamente) para confinadores de gado comercial. A partir deste ponto, a equipe procurou aprimorar o software, buscando responder várias questões para facilitar o uso do aplicativo. “Após vários meses, sob a liderança do Dr. Minos E. Carvalho, abrimos uma nova linha de pesquisa com o Projeto LPT (Livestock Profit Tool), aprovado recentemente pela FAPESP, para tentarmos responder a estas perguntas e entender se o que estamos investigando faz sentido e se pode ajudar o produtor e a indústria”, conclui Albertini.

Voltado a pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil, o seminário será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999.

Mais informações e inscrições gratuitas podem ser obtidas pelo site www.ancp.org.br/seminario, pelo e-mail transf.tecnologia@ancp.org.br ou pelo telefone (16) 3877-3260.

Translate »