• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Cronogramas

Fechamentos da Base de Dados e liberação das Avaliações Genéticas/Genômicas

 

As avaliaçõe genéticas da ANCP são atualizadas 6 vezes por ano.

Abaixo, listamos as datas limites para envio à Base de Dados da ANCP das informações de cadastros (nascimentos), fenótipos (pesagens, perímetro escrotal e outros) e moleculares (genótipos e pedidos de genotipagem), para serem contemplados na Avaliação Genética/Genômica subsequente.

 

O limite do envio é às 17h00min (horário de Brasília) das datas relacionadas.

 

 

 

Coleta de dados

 

Pesagens e Perímetro Escrotal

 

São 03 diferentes cronogramas de pesagens com 04 pesagens anuais cada. A fazenda deverá escolher entre uma das 03 opções para seguir e informar a Base de Dados da ANCP. São eles:

 

 

 

»  Para o 3º Cronograma, as mensurações fora do intervalo permitido não serão utilizadas para o cálculo das DEPs.

 

»  Os dados de cadastro (nascimentos), pesagens e perímetro escrotal deverão ser enviados pelo Processamento On-line no site www.ancp.org.br, sempre que houver atualizações.

 

» A ANCP não se responsabiliza pela inclusão de dados enviados fora dos prazos definidos para a realização da Avaliação Genética.

 

» Está disponível um 3º Cronograma exclusivo para o Gado Comercial (PMGC). Os animais do PMGC poderão utilizar os cronogramas 1º ou 2º acima ou a opção de 3º Cronograma abaixo:

 

 

 

Ultrassonografia de Carcaça

 

Avaliação de Carcaça por Ultrassonografia:

 

As avaliações de ultrassonografia são realizadas por técnicos e laboratórios credenciados pela UGC/ATUBRA para manter a mesma metodologia de coleta. A coleta dos dados de ultrassonografia deve ser feita entre 330 e 640 dias de idade.

 

 

ANCP-SAM

 

Avaliação Morfológica pelo Sistema ANCP-SAM:

 

A avaliação deve ser realizada por um técnico capacitado pela BrasilcomZ – Zootecnia Tropical para manter a mesma metodologia de coleta. A coleta dos dados morfológicos deve ser feita entre 365 e 610 dias de idade. A avaliação a desmama (150 a 270 dias) é opcional.

 

 

 

Translate »