• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Programa Brahman

Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman

 

 

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman (PMGRB) teve inicio em fevereiro de 2001, após reunião realizada em Goiânia/GO, com a participação de um grupo de criadores e professores interessados em promover o progresso genético da raça e o aumento da produtividade. Dentre eles estavam o Dr. Cláudio Magnabosco, Prof. Dr. Roberto Sainz, o Prof. Dr. Raysildo Lôbo (Presidente da ANCP) e o criador Ovídio Carlos de Brito (Presidente da ACBB na época). Por iniciativa do criador Tonico Carvalho, em julho do mesmo ano foi realizado uma reunião na Fazenda Brumado, com importantes criadores da raça, tornando o PMGRB o Programa Oficial da ACBB.

 

A primeira Avaliação Genética da Raça Brahman foi disponibilizada em 2001, pelo ANCPNet. O primeiro Sumário de Avaliação Genética do PMGRB foi publicado em outubro de 2003 na Revista Brahman, após esforço contínuo da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), na época presidido pelo criador Jovelino Carvalho Mineiro Filho (Fazenda Sant’anna), e da ANCP. O primeiro sumário impresso ANCP, com avaliações da raça, foi publicado no ano de 2010.

 

Hoje são disponibilizadas DEPs para 13 características (Vide Conceitos Básicos- Características Avaliadas) e o índice MGTe para a raça, utilizando dados de mais de 100 rebanhos.

Translate »