• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


DEP Genômica

 

Em 2011, em parceria com a Zoetis, a ANCP lançou a DEP Auxiliada pela Genômica, denominada dessa forma devido à quantidade de marcadores presentes na primeira versão do Clarifide Nelore. Em 2014, com o Clarifide Nelore 2.0, com mais de 12 mil marcadores de DNA, permitiu um incremento de acurácia muito maior na avaliação genética, permitindo chamá-las de DEPs Genômicas (DEPG). Em 2017 tivemos as primeiras características estimadas utilizando a metodologia de passo único genômico BLUP (ssGBLUP), e, desde 2019, todas as DEPs Genômicas serão estimadas utilizando ssGBLUP.

 

As DEPGs são estimadas com a inclusão das informações do genótipo do animal (marcadores moleculares), juntamente com as informações de pedigree, desempenho próprio e de progênie dos animais, o que proporciona um incremento na acurácia das DEPs. Ainda, todos os genótipos enviados para a ANCP passam por rigoroso Controle de Qualidade Genômico (QCGenômico) antes de entrar na base de dados, prezando sempre pela qualidade da informação.

 

Benefícios da DEPG:

 

– Maior precisão e consequentemente menor risco na seleção de animais jovens

 

– Aumento na confiabilidade da DEP para características de difícil mensuração (reprodutivas e maternas), acelerando processo de seleção;

 

-Possibilidade de diminuição do intervalo de gerações, através do uso mais intenso de animais jovens com maior confiabilidade;

 

-Diferenciação de potencial genético entre irmãos próprios.

 

O criador associado interessado em ter DEP Genômica deve:

 

1º – Solicitar a Zoetis o Kit para coleta do pelo, com bulbo, do animal.

 

2º – O associado da ANCP poderá selecionar os animais que serão analisados através da ANCPnet/Módulo Pedido de Genotipagem e enviar o relatório automático para Zoetis. Depois basta enviar as amostras via correio para o laboratório Zoetis.

 

3º – Os dados dos marcadores moleculares serão enviados à ANCP pela Zoetis.

 

4º – A ANCP disponibilizará a DEP Genômica ao criador através da ANCPNet.

 

* genotipagens provindas de outras empresas, entrar em contato com a equipe técnica da ANCP, nos ramais  32 ou 38.

Translate »