• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Ultrassonografia de carcaça

 

O uso da ultrassonografia de carcaça otimizou a seleção para rendimento e acabamento de carcaça, com reflexos positivos para a indústria frigorífica e consequentemente maior valorização dos animais melhoradores para estas características, além da alta correlação entre precocidade de acabamento de carcaça e precocidade sexual. As evoluções em rendimento e acabamento, assim como o marmoreio favorecem a lucratividade do rebanho através da conquista de novos mercados para qualidade de carne e ganhos em produtividade.

 

A ANCP somente aceita e incorpora dados de Ultrassonografia de Carcaça em sua base de dados que procedem de técnicos de campo e de laboratório cadastrados na ANCP. Para cadastro interno de técnicos, de campo e de laboratório, aptos à coleta e análise de imagens de carcaça por ultrassonografia para envio à base de dados da ANCP, é necessário que o técnico esteja com certificado válido/ativo na ATUBRA (Associação de Técnicos em Ultrassom do Brasil) ou na UGC (Ultrasound Guidelines Council).

 

Esta ação tem por objetivo garantirmos a metodologia de coleta e, consequentemente, a qualidade dos dados ingressos na base de dados da ANCP. Desde 2003, a ANCP detém o maior e mais consistente banco de dados de avaliações de carcaça de animais zebuínos do Brasil.

 

Os técnicos certificados pela ATUBRA/UGC mensuram Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea entre a 12ª e a 13ª costela (EG), Espessura de Gordura Subcutânea medida na Garupa (EGP8) e Marmoreio (MAR). As mensurações são enviadas para laboratórios parceiros onde são analisados por técnicos de laboratório certificados e finalmente processados na ANCPNet. Ainda, o técnico de laboratório, que analisa as imagens, não pode ser o mesmo que coletou as imagens em campo.

 

A ANCP é responsável pela publicação das DEPs de Área de Olho de Lombo (AOL), Acabamento de Carcaça (ACAB), Marmoreio (MAR), Peso da Carcaça Quente (PCQ) e Peso da Porção Comestível (PPC).

 

CLIQUE AQUI e veja a relação de Técnicos de Campo e Laboratório Cadastrados na ANCP e Credenciados pela UGC/ATUBRA – Atualização: 26/05/2022

 

 

 

Translate »