• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Global G

 

O certificado Global G, desenvolvido pela Ecolog Consultoria Integrada em parceria com a ANCP, tem como objetivo identificar as fazendas associadas que apresentam um diferencial na qualidade dos dados e aplicam de forma eficiente as técnicas de melhoramento genético animal e contribuem com o meio-ambiente. Existem três tipos de certificação:

 

 

G1 – Qualidade da Informação: está relacionada à qualidade dos dados coletados na fazenda e treinamento da equipe envolvida nos processos, essencial para uma avaliação genética confiável. É aplicado em fazendas que já receberam visita de implantação e ATA (Acompanhamento Técnico Anual), exclusivamente por um consultor ANCP. A recertificação é anual, realizada após nova visita do consultor.

 

 

G2 – Melhoramento Genético: certifica fazendas que utilizam efetivamente as ferramentas de melhoramento genético na seleção do rebanho, contribuindo para a evolução genética da raça. Para receber a certificação, o criador deverá ser participante do programa há pelo menos 4 anos, estar certificado no G1 – Qualidade da Informação-, a média das DEPs das características definidas pela ANCP na última safra deve ser superior aos respectivos TOP 50% e ter evolução genética em relação a média do próprio rebanho para características economicamente importantes. A recertificação é a cada três anos.

 

As características consideradas para certificação por raça são:

 

» Nelore e Guzerá: Habilidade Materna aos 120 dias (MP120) e Perímetro Escrotal aos 365 dias (PE365).

 

» Brahman: Peso aos 120 dias e Perímetro Escrotal aos 365 dias (PE365).

 

» Tabapuã: Habilidade Materna aos 120 dias (MP120) e Peso aos 450 dias (P450).

 

 

G3 – Sustentabilidade Genética: Desenvolvido pela Ecolog em parceria com a ANCP, o Protocolo Global G3 foi criado com o objetivo de demonstrar os efeitos ambientais positivos do uso de animais melhoradores e o levantamento das áreas de Reserva Legal e Matas Ciliares das fazendas associadas ANCP, sendo o primeiro selo aplicado à pecuária de corte brasileira, que estima a contribuição ambiental do uso adequado do melhoramento genético, e destaca os benefícios ambientais que a genética proporciona para a pecuária de gado de corte, promovendo o marketing positivo dessa atividade.

 

Assim, pela análise dos dados obtidos é possível quantificar a contribuição potencial dos reprodutores melhoradores na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE1), através diminuição do ciclo de produção de animais de corte na pecuária extensiva nacional, e o estoque potencial de carbono em áreas de matas nativas e/ou comerciais dentro das propriedades.

 

Para receber a certificação G3, a fazenda precisa ser certificada no G1 e G2, e ainda preencher corretamente a planilha enviada pelo consultor. A certificação é anual.

Translate »