• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


30 anos do Programa Reprodução Programada da ANCP


Programa pioneiro já produziu mais de 2 milhões de descendentes e transformou a pecuária nacional com ganhos genéticos comprovados

Há três décadas, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) lançava um programa que mudaria para sempre o panorama da pecuária brasileira. A Reprodução Programada (RP), que completa 30 anos em 2025, consolidou-se como um dos mais bem-sucedidos teste de progênie do país, acelerando o progresso genético do rebanho Nelore e impulsionando a produtividade da pecuária nacional.

Iniciado em 1995 como um teste de progênie inovador, o programa RP revolucionou a forma como os criadores selecionam reprodutores, permitindo a identificação e multiplicação de touros jovens geneticamente superiores. Em 2015, o programa deu outro salto tecnológico ao incorporar a DEP Genômica, aumentando significativamente a precisão na seleção dos reprodutores.

“O impacto da Reprodução Programada na pecuária brasileira é incontestável. Hoje, metade da base de dados da ANCP, que conta com 4 milhões de animais, é composta por descendentes diretos de touros RP”, destaca Fernanda Borges Oliveira, Coordenadora de Mercado da ACNP. Os números demonstram a confiança dos criadores e o sucesso desta iniciativa.”, destacou.

Ao longo desses 30 anos, 766 touros passaram pelo teste de progênie da ANCP, dos quais 38% integram atualmente o portfólio das principais centrais de inseminação do Brasil. Esses reprodutores deixaram um legado expressivo: mais de 739 mil filhos e 1,3 milhão de netos, distribuídos em 1.200 fazendas. Como resultado, 47% dos touros hoje disponíveis nas centrais de inseminação brasileiras são descendentes diretos de touros da Reprodução Programada, evidenciando o impacto duradouro do programa na cadeia produtiva, destaca Maria Paula Negreiros, Analista de Pesquisa e Inovação, departamento de PDI da ANCP.

Os resultados são impressionantes: touros da Reprodução Programada nas últimas cinco safras apresentam, em média, um Mérito Genético Total econômico (MGTe) de 27,31 pontos, enquanto a média geral das últimas cinco safras é de 13,33 pontos. Isso significa que os animais selecionados pelo programa são consistentemente superiores, garantindo progresso genético acelerado nos rebanhos que utilizam esse material genético.

Outro dado relevante é a consistência dos resultados. Mesmo o touro com menor avaliação no programa RP de 2024, da safra 2022, ainda supera a média geral em 12,53 pontos de MGTe, evidenciando a eficácia dos critérios de seleção adotados.

Para Jairo Machado Carneiro Filho, do Nelore Vera Cruz, que utiliza touros RP há 12 anos, os resultados são visíveis no campo: “Conseguimos reduzir a idade ao Primeiro Parto dos nossos animais em 10 meses, de 36 para 26. O ganho de peso médio pré-desmame passou de 0.79 para 1.02, entre 2009 e 2004, um aumento de 0,23 kg/dia ou 29%. O ganho de peso médio pós-desmame passou de 0.59 para 0.69, entre 2009 e 2004, um aumento de 0,10 kg/dia ou 16% o que representa um impacto econômico significativo para nossa operação.”, conta.

O Criador Flávio Aranha, da Fazenda Bela Alvorada, destacou que a Reprodução Programada da ANCP é uma ferramenta importante para progresso genético do seu rebanho. “Usamos Touros Jovens que passam por filtros criteriosos antes de serem aprovados. Diversos touros da Bela Alvorada – Nelore Zan foram testados e aprovados pela RP.”, comentou.

Ao longo destes 30 anos, o programa evoluiu constantemente. A 29ª edição da Reprodução Programada Genômica, lançada em 2024, os filtros voltados para precocidade sexual e terminação de carcaça foram ajustados, aumentando os critérios e tornando o programa mais exigente, atendendo às demandas do mercado por animais mais eficientes e produtivos.

“O segredo do sucesso do programa está na combinação de rigor científico com aplicabilidade prática. “Cada touro passa por uma criteriosa avaliação genética e vistoria técnica, garantindo que apenas animais realmente superiores, tanto em genética quanto em fenótipo, sejam disponibilizados aos criadores.”, explica Fernanda.

Os Criadores associados à ANCP podem integrar o Programa de Reprodução Programada (RP) fornecendo touros jovens avaliados a serem incluídos no programa. Isso envolve genotipagem, atendimento a filtros genéticos e aprovação em vistoria obrigatória por técnicos da ANCP, garantindo a difusão de genética de alta qualidade. Outra forma de participação é a utilização do sêmen de touros jovens já avaliados pelo RP. Fazendas que inseminam suas matrizes com esta genética comprovada colhem benefícios como progresso genético anual acelerado e baixo investimento, impulsionando a produtividade do rebanho.

Translate »