• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Alta Genetics contrata o touro Senepol LINO05 com base em avaliação genética da ANCP


O touro LINO05, da Fazenda Formosa Senepol, localizada em Abaeté (MG), é uma das contratações recentes da Alta Genetics, uma das principais centrais de inseminação do Brasil. O reprodutor de 18 meses tem avaliação no Programa ANCP Senepol (PAS), o que foi determinante para a sua contratação.

O touro é Top 0,1% para o índice do programa ANCP Senepol, se destacando em Ganho em Peso e Qualidade de Carcaça (tanto em rendimento quanto em acabamento), além de ser muito bem avaliado em marmoreio.

Segundo o gerente de Produtos Corte Taurino da Alta Genetics, Miguel Abdalla, além de apresentar características fenotípicas que a empresa busca na raça, o fator determinante para a contratação de LINO05 foi a sua avaliação genética. “Confiamos muito no trabalho e na seriedade da ANCP e, por isso, nós o contratamos”, destaca.

O reprodutor, pertencente aos irmãos Matheus e Samuel Lino, titulares da Fazenda Formosa Senepol, já tem mais de 3 mil doses de sêmen reservadas. Matheus lembra que, até o dia da finalização da prova da Tufubarina, os sócios ainda não haviam aderido a nenhum programa de avaliação genética. “No entanto, conversamos com alguns amigos e eles nos alertaram quanto à importância de participar do programa de avaliação da ANCP. E foi a melhor escolha que fizemos, pois demostrou o potencial do touro em relação aos seus contemporâneos”, ressalta.

O Programa ANCP Senepol (PAS) teve início em 2017, tendo sido o resultado de uma reunião entre criadores da raça, a ANCP e a professora Carina Ubirajara de Faria, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e diretora técnica da ANCP. O objetivo era incrementar o progresso genético das características de interesse econômico, como crescimento, reprodução, eficiência alimentar e qualidade de carcaça. A primeira avaliação foi disponibilizada em 2018, via ANCPNet, para os criadores associados ao programa. Neste ano, em breve, o primeiro sumário ANCP do programa irá apresentar as avaliações genéticas da raça.

Translate »