• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP apresenta balanço de 2023


Eventos, convênios e mudanças estratégicas foram destaque durante o ano

27º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, realizado pela primeira vez em Uberaba (MG)

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) encerra o ano de 2023 com um balanço positivo de suas atividades, marcado por uma série de realizações e decisões estratégicas que impulsionaram seu desenvolvimento. Com uma atuação dedicada e inovadora, a entidade desempenhou com determinação seu trabalho de fomento ao setor, trazendo avanços e promovendo importantes parcerias.

Desde o mês de maio com um novo estatuto, que passou a contar com conselho deliberativo e corpo executivo, a associação vem se aproximando cada vez mais dos criadores, diminuindo eventuais distâncias entre a pesquisa e o dia a dia do campo, a fim de fortalecer a produtividade da pecuária por meio do melhoramento genético, aperfeiçoando continuamente os processos de pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e serviços.

Para a diretora-presidente da ANCP, Lilian Matimoto, o ano de 2023 foi marcado pela ruptura de paradigmas, especialmente com a aproximação entre criadores, técnicos e equipe. Segundo ela, a nova estrutura está muito mais alinhada com objetivos em comum e sempre focada no acolhimento ao criador e em ouvir o mercado. “Esse é o grande motivador para nós seguirmos, pois sabemos que somos capazes de ser muito maiores de forma sólida, sem perder a nossa essência. Acreditamos que juntos, lado a lado com o criador, mercado e pesquisa, nós podemos e concretizaremos tudo o que almejamos para a ANCP”, destaca.

Contratação de consultoria

Logo que assumiu, a nova administração contratou uma consultoria de gestão e governança comandada por Reinaldo Theodoro Ferreira Lucas, consultor e professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC), uma das mais prestigiadas escolas de negócios, com padrão e atuação internacionais de desenvolvimento e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos.

O objetivo da contratada é auxiliar os mecanismos de gestão desde o processo de transferência de tecnologia aos criadores até o fornecimento de produtos e serviços, além de identificar pessoas e perfis para operacionalizar o modelo de gestão e operação dos negócios e definir um plano dos ajustes necessários contemplando a implantação das estratégias definidas para a entidade.

Seminário em Uberaba (MG)

Outro grande feito da ANCP em 2023 foi o 27º Seminário de Criadores e Pesquisadores da ANCP, realizado pela primeira vez em Uberaba (MG), na véspera da abertura da ExpoGenética 2023. O evento, com o tema “A ponte entre a ciência e o campo”, reuniu um número recorde de participantes – mais de 350 -, e revelou os primeiros passos da nova direção para atender as demandas de seus associados, com um encontro mais voltado ao produtor e ao rebanho, sem deixar de lado a parte técnica e científica.

Um momento especial que marcou o evento foi a homenagem ao Professor Raysildo Lôbo pela sua história dentro da associação e por todas as contribuições que fez para o melhoramento genético bovino. O então presidente, que esteve à frente da entidade desde a sua fundação, se aposentou este ano, passando o comando para o conselho deliberativo.

“O Professor Raysildo merece todo o nosso respeito e consideração por tudo o que fez em prol da pecuária de corte brasileira”, destaca João Carlos Guimarães Giffoni Filho, presidente do Conselho Deliberativo da ANCP.

Sobre a realização do seminário durante a ExpoGenética, Guimarães ressalta o sucesso em termos de público e satisfação. “Desde então, muitas fazendas e criadores aderiram ao programa, o que reflete o novo modelo de gestão da entidade”, destaca

Da esquerda para a direita: Lilian Matimoto (ANCP), Gabriel Garcia (ABCZ), João Guimarães (ANCP) e Luiz Antonio Josakian

Atualização dos índices bioeconômicos

Neste ano, a ANCP fez uma importante atualização no índice bioeconômico MGTe (Mérito Genético Total Econômico), uma das ferramentas de avaliação mais importantes já desenvolvidas pela entidade. A nova versão considera características economicamente importantes para o cenário atual da produção de carne no Brasil, incluindo nova característica que fortalece o índice e excluindo aquelas redundantes ou muito correlacionadas, com o intuito de apresentar um índice mais enxuto. Ademais, os índices bioeconômicos voltados para cria (MGTe_CR) e recria (MGTe_RE) do Nelore tiveram suas ponderações atualizadas e também passaram a ser apresentados para as raças Brahman, Guzerá e Tabapuã.

Eventos e convênios

Ao longo do ano, a ANCP também participou de diversos eventos importantes, como a 16ª edição da ExpoGenética, a maior feira de animais avaliados do Brasil, que aconteceu entre os dias 19 e 27 de agosto, em Uberaba (MG). Além disso, a entidade promoveu visitas técnicas a diversas fazendas associadas em todo o Brasil e outros países da América Latina, como Colômbia, Bolívia, Equador e Venezuela, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e apresentando as melhores soluções para os criadores.

Outro importante marco alcançado pela ANCP em 2023 foram os convênios de cooperação técnica com Peru e Equador, para fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e promover o desenvolvimento conjunto entre esses países. Essa iniciativa reforça o compromisso da associação com o melhoramento genético do rebanho de países da América Latina, bem como o compartilhamento das mais recentes inovações e tecnologias do setor.

Ainda na América Latina, a entidade participou de eventos na Bolívia, onde possui o maior contingente de fazendas associadas fora do Brasil. Em maio, além de apresentar palestra sobre genômica e suas novas ferramentas, a ANCP fez o lançamento oficial do Sumário de Touros Bolivianos Nelore e Brahman 2023 durante o Simpósio sobre Melhoramento Genético, realizado na cidade de Santa Cruz de La Sierra.

Conselho Deliberativo

Para João Guimarães, a atuação da ANCP em 2023 foi marcada por grandes conquistas e um diferencial estratégico no fortalecimento da pecuária brasileira. “Com a criação do Conselho Deliberativo, pudemos reestruturar a associação e trazer uma governança ainda mais participativa e eficiente. Isso nos permitiu direcionar nossas ações de forma mais assertiva, atendendo às demandas dos nossos associados e contribuindo para o avanço do segmento”, explica.

Guimarães destaca que a diretoria da entidade está na fase final de aprovação do novo modelo de gestão. “Até o final de dezembro, provavelmente passaremos por uma reestruturação administrativa, uma mudança significativa no modelo de atuação no campo por meio de nossos consultores, uma alteração na direção executiva e uma modificação no estatuto, reestruturando a relação entre conselho, executivo, pesquisadores e criadores”, ressalta.

Novidades para 2024

Logo em de fevereiro, a ANCP inicia a avaliação genética de 2024. A primeira edição já trará mudanças significativas com a incorporação da avaliação multirracial, uma tecnologia pioneira no país pela ANCP. Esse método interliga as avaliações genéticas entre raças diferentes por meio de uma matriz de parentesco, beneficiando principalmente os rebanhos de raças que possuem um menor número de dados, uma importante ferramenta para conectar e desenvolver essas raças em toda a América Latina.

Outra novidade é a tão aguardada DEP para facilidade de parto, que chega ao mercado com o propósito de facilitar o dia a dia dos criadores. Através da ferramenta, é possível identificar touros que produzam filhas que terão uma maior probabilidade de sucesso no parto, assim como touros que produzem filhos com maior facilidade ao nascimento. A base da ANCP possui mais de 30 mil dados fenotípicos fornecidos por aproximadamente 100 fazendas. A ferramenta já está na fase final de testes, com resultados muito satisfatórios. O lançamento acontecerá em agosto, durante o seminário.

A entidade também estuda implementar um novo modelo de reprodução programada no teste de progênie para torná-la mais atuante, abrangente e relevante para o mercado nacional em 2024. Além disso, será disponibilizada a emissão do Certificado de Superioridad Genética (CESUG) para animais aptos pertencentes a rebanhos localizados fora do Brasil. O objetivo desta certificação é identificar animais que podem contribuir positivamente para aumento da produtividade da pecuária desses países e da América Latina.

A ANCP busca constantemente a inovação e a melhoria contínua das práticas e técnicas adotadas pelos criadores brasileiros. “A atuação incansável da entidade em 2023 reflete o compromisso em contribuir para o crescimento e a excelência da pecuária nacional. Acreditamos em nosso potencial e estamos confiantes de que 2024 será marcado pelas mudanças e novidades tão aguardadas”, conclui Guimarães.

 

 

Translate »