• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP lança Sumário de Touros de maio de 2020 em transmissão ao vivo nesta quarta (13)


Contribuindo para o melhoramento genético do rebanho bovino brasileiro, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) apresenta a edição de maio de 2020 do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. A publicação será lançada oficialmente nesta quarta-feira (13), a partir das 18h, durante live no Instagram da entidade (@ancpgenetica).

Para a avaliação, a ANCP utilizou sua base de dados, que reúne aproximadamente 3,6 milhões de animais, com 11,9 milhões de medidas de pesos corporais e 2,3 milhões de perímetros escrotais. Além disso, também foi utilizado o método de Single Step Genômico (ssGBLUP) para a avaliação das raças Nelore e Guzerá.

A publicação inclui tabelas com os índices dos melhores animais para as diferentes características avaliadas pela ANCP, como as DEPs para fertilidade e precocidade de fêmeas e machos, além de habilidade maternal, ganho em peso, stayability, qualidade da carcaça e carne, eficiência alimentar e aspectos morfológicos.

Além das DEPs de características econômicas, a entidade também disponibiliza o sumário geral de touros, apresentando os animais classificados pelo índice MGTe (Mérito Genético Total Econômico) e a tabela de classificação de machos jovens para as raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

Outro destaque do sumário é a tabela classificatória com os 80 melhores animais que participaram das edições anteriores da Reprodução Programada, de acordo com o índice MGTe de cada um. Em 2020, a RP completa 25 anos.

O Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – edição maio de 2020 esta disponível clicando aqui.

Translate »