• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Em reunião do grupo de trabalho, ANCP promete nova DEP para Facilidade de Parto em novilhas precoces


No último dia 26 de fevereiro, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) realizou sua 58ª Reunião do Grupo de Trabalho para definir suas metas e estratégias para 2021. O evento, realizado de forma online, contou com a participação de 17 pessoas, entre diretores, criadores, pesquisadores e equipe técnica, que discutiram vários assuntos referentes ao trabalho da Associação junto aos produtores.

A abertura dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do presidente da ANCP, Raysildo Barbosa Lôbo, que agradeceu a participação de todos, destacando a importância do evento para a interação entre criadores, pesquisadores e a Associação. Logo após a apresentação de cada tema, foi aberto espaço para comentários, perguntas e discussões, de modo que todos tiveram a oportunidade de se manifestar sobre os assuntos.

Dentre os temas apresentados, destacaram-se a atualização técnica e os resultados das avaliações genômicas nas raças Nelore, Brahman e Tabapuã; os resultados preliminares das análises para a DEP de Facilidade de Parto e as pesquisas e resultados preliminares da Análise Multirracial e do painel de marcadores customizado, apresentados por Fernando Baldi.

Outros assuntos que mereceram destaque foram o programa de Abate Técnico da ANCP, apresentado por Lilian Nakabashi, o programa CEIP ANCP, mostrado por Letícia Castro, e o novo Manual de Eficiência Alimentar, lançado em 2020, apresentado por Carina Faria.

Outro ponto relevante da reunião foi a comunicação feita pelo presidente da Entidade a respeito dos valores de genotipagem praticados pela Zoetis em 2021. Ele informou que, para criadores da ANCP, a Zoetis irá praticar os valores de R$115,00 por genotipagem para pacotes acima de 300 animais, e R$ 130,00 por genotipagem para pacotes com menos de 300 animais.

Dentro do tema facilidade de parto em novilhas precoces, Fernando Baldi destacou que a previsão é lançar, ainda em 2021, uma nova DEP para essa característica. “Estamos na fase de pesquisa, calibrando, escolhendo modelos e vendo como essa característica se relaciona com as demais características avaliadas no MGTe, e os resultados são bastante promissores”, ressaltou.

Para o vice-presidente da ANCP, Carlos Viacava, a reunião do Grupo de Trabalho foi muito importante para discutir os assuntos de interesse da Associação e dos criadores. Segundo o pecuarista, ao final do encontro virtual, ficou provada a eficiência do método Single Step para a análise dos genótipos.

Translate »