• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Seminário ANCP: precocidade sexual será o tema da palestra de Claudiney Martins


Chegando à sua 25ª edição, o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP, que será realizado em Ribeirão Preto (SP), no dia 10 de maio, apresentará as inovações, ciência e tecnologia do melhoramento genético de bovinos e ainda promoverá a discussão entre pecuaristas, pesquisadores, técnicos e empresas do setor de genética.

Assunto amplamente discutido na atualidade, a precocidade sexual será uma das pautas a serem debatidas no evento. Para falar desse assunto, o médico veterinário Claudiney de Melo Martins, sócio-diretor da Fertiliza Gentec Consultoria em Biotecnologia de Reprodução Bovina, ministrará a palestra “Precocidade Sexual: Interação Nutrição × Genética”.

O profissional apresentará os resultados experimentais de um projeto de pesquisa que tem por objetivo avaliar a concepção de novilhas Nelore com idade entre 13 e 16 meses, submetidas a duas diferentes estratégias nutricionais: regime de pasto com suplementação de 0,3% de MS em relação ao peso vivo e regime de confinamento com suplementação de 1% de MS em relação ao peso vivo.

Segundo Claudiney, a hipótese deste trabalho é que o regime alimentar influencia as variáveis inerentes a concepção de novilhas da raça Nelore em idade precoce, contemplando fatores endócrinos, como níveis de glicose, insulina, IGF1; fatores anatômicos, como desenvolvimento de útero e ovários, marcadores endócrinos como diâmetro de folículos dominantes; e fatores fenotípicos, como peso, espessura de gordura subcutânea, dentre outros.

“Todos esses parâmetros foram medidos na intenção de estabelecermos a importância de cada um deles na seleção de animais precoces, que visam aumentar a eficiência do sistema de produção de rebanhos de cria”.

O seminário, voltado a pecuaristas, pesquisadores, professores, acadêmicos e executivos de diversas empresas do agronegócio de todo o Brasil, será realizado no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999.

Mais informações e inscrições gratuitas podem ser obtidas pelo site www.ancp.org.br/seminario, pelo e-mail transf.tecnologia@ancp.org.br ou pelo telefone (16) 3877-3260.

Translate »