• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP faz atualização do índice bioeconômico MGTe


Uma das ferramentas de avaliação mais importantes desenvolvidas pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), o índice bioeconômico MGTe (Mérito Genético Total Econômico) recebeu uma significativa atualização.

A apresentação da melhoria aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 26, durante uma live conduzida pela equipe técnica da entidade, que contou com a participação de diversos criadores associados.

Lançado em 2016, o MGTe foi desenvolvido utilizando as informações de indicadores econômicos e produtivos para compor as estimativas de custos, receitas e lucros de uma propriedade de pecuária de corte comercial de ciclo completo (cria, recria e engorda).

O índice é utilizado para avaliar a importância econômica de cada uma das características através de seus valores econômicos, que são definidos como a variação do lucro da propriedade, como consequência da variação de uma característica em uma unidade.

A nova versão considera características economicamente mais importantes para o cenário atual da produção de carne no Brasil, excluindo aquelas redundantes ou muito correlacionadas, com o intuito de apresentar um índice mais enxuto. Além disso, a atualização conta com a introdução de uma característica para acabamento.

Segundo o diretor de Pesquisa e Inovação da ANCP, Fernando Baldi, a atualização permite disponibilizar um índice mais robusto através dos ponderadores das características. “O uso do MGTe nas propriedades comerciais para a identificação de reprodutores deverá trazer ou gerar maior lucratividade para a atividade pecuária de nosso país”, destaca.

Para os programas das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, o índice atualizado poderá ser utilizado como ferramenta de seleção para a escolha e descarte de animais com o objetivo de aprimorar a genética dos rebanhos, assim como critério para valorização econômica na venda de reprodutores. “Trata-se de uma ferramenta muito importante em rebanhos selecionadores que produzem genética, bem como para rebanhos comerciais que utilizam animais geneticamente melhorados, explica o pesquisador.

Para o criador Flávio Aranha, da Fazenda Bela Alvorada – Nelore Zan, a atualização aprimora e ajusta o MGTe, oferecendo maior equilíbrio na ponderação das DEPs que o compõem. Para ele, o fato de ser baseada em pesquisas e estudos feitos pelo corpo técnico da ANCP, a atualização traz maior segurança aos pecuaristas.

“Com esta diminuição na ponderação das DEPs de crescimento de 40% para 34% no novo MGTe, e a maior importância das DEPs de carcaça, teremos, na prática, animais que serão mais produtivos a campo”, explica Aranha, destacando que a propriedade já faz uso dessas DEPs de AOL (Área de Olho de Lombo) e ACAB (Acabamento de Carcaça) na escolha de touros.

O pesquisador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Aurélio Bergmann, lembra que os índices são compostos por características e valores econômicos atrelados a eles, por isso, precisam ser atualizados periodicamente. “Conforme evoluem, vão sendo agregadas novas características econômicas importantes para o sistema de produção”, ressalta.

Bergmann explica que o índice bioeconômico atualizado está mais enxuto, evitando redundâncias, além de agregar informações e critérios que não existiam antes, como é o caso do acabamento. “O MGTe é, sem dúvida nenhuma, a melhor forma de se fazer seleção em animais de corte”, destaca.

Além da atualização do MGTe para as raças Nelore, Brahman, Guzerá e Tabapuã, os índices MGTe_CR (sistema de Cria) e MGTe_RE (sistema de Recria e Engorda a Pasto) foram atualizados para a raça Nelore e, a partir de agora, ambos estão disponíveis também para as raças Brahman, Guzerá e Tabapuã.

Os índices Bioeconômicos da ANCP são calculados a partir das seguintes características e ponderações: precocidade sexual, habilidade materna, crescimento, fertilidade, carcaça e carne, e eficiência alimentar.

Clique aqui e confira como ficaram os ídices atualizados.

 

Translate »