• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


ANCP apresenta 10 novas características para DEP Genômica


Sempre pioneira, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) traz para seus associados, 10 novas características para a DEP Genômica. Esse progresso foi conquistado com o lançamento da versão 2.0 dos marcadores de DNA Clarifide Nelore, da parceira Zoetis.

Em 2011, a ANCP lançou a DEP Auxiliada pela Genômica, denominada dessa forma devido à quantidade de marcadores presentes na primeira versão do Clarifide Nelore. Agora em 2013, com o Clarifide Nelore 2.0 serão mais de 12 mil marcadores de DNA. Esse avanço tecnológico vai proporcionar um incremento de acurácia muito maior na avaliação genética, permitindo chamá-las de DEP Genômica.

Para atender a crescente demanda do mercado, a ANCP disponibiliza mais 10 características de avaliação para auxiliar pecuaristas que buscam melhorar a qualidade e a produtividade de seu plantel e garantir o aumento de sua rentabilidade. A DEP (Diferença Esperada na Progênie) Genômica vai avaliar 22 características relacionadas à reprodução, desempenho, carcaça e avaliações morfológicas, como: idade ao primeiro parto, probabilidade de parto precoce, peso aos 120, 210, 365 e 450 dias, habilidade materna, circunferência escrotal, estrutura, precocidade e musculosidade a desmama e ao sobreano, entre outros.

Para Raysildo Barbosa Lôbo, a DEP Genômica, é um avanço muito importante para a Pecuária Nacional e para os criadores de Nelore, pois representa maior confiabilidade na informação genética na fase jovem. “A DEP Genômica é um passo muito grande para o Nelore, raças como a holandesa e o angus já utilizam essa ferramenta de seleção há muito tempo. Essa evolução vem para fortalecer ainda mais o trabalho do Nelore Brasil, com certeza trará informações mais confiáveis e ajudará o pecuarista a acelerar o ganho genético do seu rebanho”.

Lôbo acrescenta que com a nova DEP será possível conseguir acurácia em animais jovens equivalentes as registradas em animais que já tiveram muitos filhos, antecipando a tomada de decisão dos criadores quanto a touros jovens e novilhas que ficarão nos rebanhos.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »