• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Confira a programação completa do tradicional Seminário da ANCP


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) divulgou a programação completa do 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que será realizado no dia 25 de abril, em Ribeirão Preto/SP. O tradicional evento, aguardado pelo setor por anunciar e tratar tendências para o setor, contará com personalidades importantes no estudo e aplicação do melhoramento genético animal.

Destinado a criadores associados à ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de genética, programas de melhoramento genético, associações das raças de bovinos e pecuaristas, o seminário também será oportunidade para o lançamento do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Abril 2014.

A programação do evento tem início às 8h, quando o professor RaysildoLôbo, presidente da ANCP, promove a abertura oficial do Seminário, destacando os pontos principais do encontro.

Na sequência, o Painel “O melhoramento genético pode contribuir para a qualidade da carne brasileira?”, contará com renomados especialistas. Carlos Viacava, vice-presidente da ANCP e responsável pelo projeto Nelore Mocho CV, promoverá a abertura do painel e discussão, que contará ainda com os debatedores William Koury Filho, da Brasilcomz, Ricardo Viacava, do Nelore Mocho CV, e Amauri Gouveia, da Agro Andorinha.

Neste painel, Miguel Cavalcanti, CEO do BeefPoint, irá promover “Uma provocação sobre carne bovina para criadores de Nelore”. Na sequência, o médico veterinário e professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da FEA/Unicamp (Faculdade de Engenharia de Alimentos), Pedro de Felício, faz revelações em “O que eu gostaria de dizer aos criadores de Nelore sobre qualidade de carne e nunca me perguntaram”.

Ainda dando continuidade à temática do painel, Roberto Sainz, professor na Universidade da Califórnia, em Davis, trata sobre “Carne de qualidade: Genética x Ambiente”.
Logo após o intervalo programado, o pesquisador Claudio Magnabosco, da Embrapa Cerrados, promove a reflexão sobre o questionamento “Maciez da carne: O nelore pode produzi-la?”. E, fechando a programação da manhã, Marcelo Almeida Oliveira, da equipe CRV Lagoa, apresenta “Seleção para qualidade de carcaça: resultados práticos no programa Paint”. 

No período da tarde, a partir das 14h30, o Painel “DEP Genômica e Índice Bioeconômico” irá tratar sobre tecnologias revolucionárias para o setor do melhoramento genético animal. A discussão tem início na abordagem “Entendendo e usando as DEPs genômicas”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, que buscará desmitificar e esclarecer aspectos da tecnologia.

Logo após, o presidente da ANCP, RaysildoLôbo e o pesquisador da entidade, Luís Gustavo Figueiredo, tratam sobre “Índice Bioeconômico: Importância e Aplicações”, mostrando as diretrizes das últimas linhas de pesquisa e estudo da instituição e destacando as tecnologias que dão nome ao painel.

A discussão contará com os debatedores Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos; Eduardo Penteado Cardoso, da Fazenda Mundo Novo e Luís Otávio Pereira Lima, da AgroMaripá.

SUMÁRIO

Ao final da programação do 20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores haverá o lançamento do Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Abril 2014. Com uma grande novidade nesta edição, o material conta com a publicação da DEP Genômica de animais integrantes de plantéis de associados à ANCP.

Tecnologia de avaliação criada pela ANCP, contando com a incorporação do novo Clarifide Nelore 2.0, da Zoetis, a DEP Genômica proporciona maior confiabilidade à seleção dos animais.

“A DEP Genômica é um passo muito grande para o Nelore, raças como a holandesa e o angus já utilizam essa ferramenta de seleção há muito tempo. Essa evolução vem para fortalecer ainda mais o trabalho do Nelore Brasil, com certeza trará informações mais confiáveis e ajudará o pecuarista a acelerar o ganho genético do seu rebanho”, ressalta o presidente da ANCP, Raysildo Barbosa Lôbo.

A nova avaliação, que já terá sua primeira publicação de resultados no Sumário de Abril de 2014, é a evolução da DEP Auxiliada pela Genômica, criada pela ANCP em 2011. Contando com o Clarifide Nelore 2.0 serão mais de 12 mil marcadores de DNA verificados. Esse avanço tecnológico vai proporcionar um incremento de acurácia muito maior na avaliação genética, permitindo chama-las de DEP Genômica (DEPG).

Outra diferença com a atualização do serviço é que os animais com DEPG serão ranqueados junto com os demais animais no Sumário.

Fonte: Pontual Comunicação

Serviço

20º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP)
O tradicional eventocontará com o lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã Abril 2014.

Público-alvo: pecuaristas, pesquisadores, técnicos e empresas do setor.
Data: 25 de abril
Local: Hotel Ibis de Ribeirão Preto/SP, Av. Braz Olaia Acosta, 691, Torre A, Jardim Califórnia.
Informações: 55 16 3877-3260
www.ancp.org.br/seminario

Translate »