• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Membros do conselho deliberativo e pesquisadores associados ANCP são homenageados


Profissionais aparecem no top “Grandes mentes da genética” da Revista DBO

A edição de setembro da Revista DBO traz um conteúdo especial sobre Genética e Reprodução. Na matéria “Grandes mentes da genética no Brasil”, a publicação homenageia 13 pesquisadores e professores que atuaram diretamente no segmento, contribuindo para a criação/difusão de novas tecnologias ou para o avanço dos programas de melhoramento genético de raças zebuínas, taurinas e sintéticas no Brasil.

Entre os especialistas estão membros do conselho deliberativo e pesquisadores associados da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Os profissionais de renome foram sugeridos por técnicos e leitores da DBO, com a curadoria da equipe da redação, que, ao apresentar a história de cada um deles, relata também a evolução da ciência genética, que tanto tem ajudado a elevar o patamar de produtividade da pecuária brasileira.

Raysildo Lôbo, tratado na matéria como “eterno professor”, é um dos mais importantes geneticistas brasileiros, com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Ele desenvolveu pesquisas que revolucionaram a genética zebuína, especialmente a do Nelore, com a qual começou a trabalhar dois anos antes do lançamento do PMGRN (Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore), em 1º de novembro de 1988. Atualmente, é presidente emérito da ANCP.

Um dos membros do conselho deliberativo da entidade, José Aurélio Garcia Bergmann é professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1979. O profissional tem contribuído, de forma expressiva, para pesquisas na área de reprodução e precocidade sexual bovina, tanto de machos quanto de fêmeas. Entre as pesquisas que ele considera pioneiras está um trabalho com modulação da curva de crescimento do perímetro escrotal do Nelore, que acabou detectando o ponto de inflexão (de mais rápido crescimento) de animais dessa raça aos 11,8 meses.

Cláudio Magnabosco também faz parte do conselho deliberativo, além de ser um dos pesquisadores associados da ANCP. Zootecnista e doutor em Biologia Genética na USP, com pós-doc na Universidade da Califórnia (EUA), é pesquisador da Embrapa Cerrados desde 1990, coordenando os testes de desempenho de touros jovens zebuínos. Participou da criação do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, em 1988, e contribuiu para o desenvolvimento/validação de padrões para ultrassonografia de carcaça em Nelore e pesquisas relativas à seleção para maciez de carne.

O agrônomo Fausto Pereira Lima também é um dos homenageados. Pesquisador emérito da ANCP, começou sua carreira na pecuária seletiva em 1960, quando passou a integrar a equipe de estudos em bovinos da Estação Experimental do Instituto de Zootecnia (IZ), em Sertãozinho (SP). Na instituição, realizou grande parte de suas pesquisas e tornou-se conhecido por identificar indivíduos melhoradores, usando o seu olhar, a mais antiga ferramenta de seleção existente no mundo. Por isso, se destaca como grande representante da ciência da avaliação visual no Brasil.

Outro pesquisador associado da ANCP que recebeu homenagem da revista DBO é Roberto Sainz. Ex-professor da Universidade de Davis/Califórnia-EUA e atual professor visitante da Universidade Federal de Goiás, “Bob”, como é conhecido, é formado em Ciência Animal, com mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade da Califórnia. Foi pesquisador da Embrapa por três anos, onde chefiou a Secretaria de Gestão Estratégica. Uma de suas contribuições foi ter trazido conhecimento de fora para áreas estratégicas como ultrassonografia de carcaça, maciez de carne e definições de frame para o Nelore.

Confira mais detalhes na matéria “Grandes mentes da genética no Brasil”.

Translate »