• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Palestras da ANCP movimentaram a Goiás Genética


A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) representada por sua gerente técnica, Juliana Leite, apresentou palestras durante a Goiás Genética, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, no setor Nova Vila, em Goiânia (GO).

Com o tema “Características de Carcaça na Seleção Bovina, Juliana discutiu a importância das características de carcaça para a seleção do Zebu, destacando as novas ferramentas de avaliação e suas funções. Durante a palestra, o assunto marmoreio foi muito debatido entre os presentes que apresentaram opiniões distintas, muitos criadores são a favor e outros totalmente contra. A DEP (Diferença Esperada na Progênie) Marmoreio é a avaliação da característica relacionada à quantidade de gordura intramuscular presente no animal, é responsável pela suculência e sabor da carne, a avaliação é obtida por meio de imagens coletadas entre a 11ª a 13ª costela, por meio da ultrassonografia in vivo.

Dentro da programação e com público de mais de 200 pessoas, entre técnicos, criadores e estudantes, Juliana apresentou os programas e os diferencias oferecidos pela Associação que atualmente trabalha com cinco programas de melhoramento genético, o Programa Nelore Brasil, o Guzerá Brasil, o PMGRB (Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman), o PMGRT (Programa de Melhoramento Genético da Raça Tabapuã) e o Programa POI de Seleção e Avaliação Genética. A Associação se tornou uma instituição ímpar no Brasil e no mundo por agregar pecuaristas selecionadores de bovinos das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, localizados em 18 estados brasileiros, Bolívia e Paraguai.

Durante a feira, o presidente da ANCP, Raysildo Barbosa Lôbo participou da abertura do 13º Leilão Embrapa/AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu) e falou sobre a importância e as contribuições da prova do desempenho e do leilão Embrapa para a pecuária brasileira. O remate comercializou touros jovens participantes da Prova de Desempenho Embrapa/AGCZ parceira da ANCP. O touro Kamaro da Paulete contratado pela CRV Lagoa e participante da Reprodução Programada 2013 foi comercializado em cota de 50% por R$ 79.200 mil e os associados da ANCP terão a oportunidade de adquirir doses de sêmen desse touro.

Este ano, em estande próprio e equipe de consultores especializados, a ANCP recebeu grandes criadores, como Júlio Bernardes. Otoni Verdi e Flávio Cotrim, representantes das mais importantes centrais do País, como Alta Genetics, CRV Lagoa, ABS Pecplan, Semex e Maia Genética, além de estudantes e interessados em melhoramento genético.

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »