• Acessar
    ANCPNET

  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: ancp@ancp.org.br
  • Telefone: 16 3877-3260
  • E-mail: administrativo@ancp.org.br


Raysildo Lôbo recebe título honorífico de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará


O presidente da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), Raysildo Barbosa Lôbo recebe na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, da Universidade Estadual do Ceará, o título honorífico de Doutor Honoris Causa, “em reconhecimento aos seus méritos intelectuais, profissionais e acadêmicos”. A concessão do título ao profissional representa, como trata o documento da reitoria da instituição, o “coroamento” das comemorações alusivas aos 50 anos da Faculdade de Veterinária e o reconhecimento da medicina veterinária cearense a “um ilustre egresso da Faculdade de Veterinária do Ceará”.

A comenda será entregue em sessão solene do Conselho Universitário da universidade, na sala de reuniões dos Órgãos de Deliberação Coletiva, no campus Itaperi, em Fortaleza (CE), às 16h.

Para o homenageado, trata-se de um momento único. “Sinto-me extremamente honrado com a comenda. Foi a mais importante da minha carreira, principalmente pelo que representa e por ter sido outorgada pela Faculdade de Medicina Veterinária do Ceará, onde conclui minha graduação”, comenta o professor.

A outorga foi concedida pelo presidente do conselho universitário e reitor da Universidade Federal do Estado do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio, a partir do ofício assinado pelo diretor da Faculdade de Veterinária da universidade, Célio Pires Garcia.

Tanto no ofício quanto no plenário do Conselho Universitário foram destacadas as justificadas para a homenagem, ressaltando a atuação profissional e acadêmica de Lôbo, que é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

Na fundamentação para o título, foi destacado que Lôbo “ocupa um ícone na galeria dos mais reverenciados nomes da área genética e melhoramento animal do Brasil”. A honraria faz referência aos serviços prestados e contribuição ao desenvolvimento da pecuária seletiva no Brasil, por meio do Programa Nacional de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas.

Parte do documento ressalta que Lôbo “dedicou os seus conhecimentos e sua capacidade de produção científica ao ensino da medicina veterinária e da pós-graduação na área de genética e melhoramento animal”. Afirma ainda que o profissional exerceu grande e benéfica influência na formação acadêmica e na pós-graduação de médicos veterinários do Ceará.

Em sua deliberação sobre o título, o reitor destaca também que a Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará e a Medicina Veterinária cearense mereceram de Lôbo especial atenção com a realização de curso de extensão, além do auxílio na implantação da pós-graduação e, como sócio correspondente, da Academia Cearense de Veterinária.

De origem cearense, Lôbo é nascido em Fortaleza, e se graduou em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1971).

O seu currículo conta ainda com Especialização em Genética pela Universidade de São Paulo (1972), Mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1974), Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1976), Pós-Doutorado pela University of Florida (1981), Pós-Doutorado pela University of Florida (1988), Pós-Doutorado pelo Ohio State University (1990), Pós-Doutorado pela University of Georgia (1993) e Livre-Docência em Ciências Agrárias (Zootecnia) pela Universidade de São Paulo (1980).

Atualmente é Professor Sênior da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) e Presidente da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP).

Fonte: Pontual Comunicação

Translate »